Dando uma geral no computador!

 

Imagem 01

 

Se você trabalha ou já trabalhou com suporte em micro-computadores, creio que alguma vez se deparou com uma cena desta.
(Imagem 01)

 

Neste pequeno artigo de hoje, eu quero explicar a você, como de fato, a limpeza de um computador deve ser executada. De modo algum, estes procedimentos devem ser executados com o computador ligado.

 

            Como de costume e de fato foi o que aprendi, iremos começar com as pecas que identificamos com facilidade: o teclado e o mouse. Para limpar o teclado eu recomendo que você utilize um pincel médio (25 mm) e uma escovinha de dentes para você ter uma limpeza mais precisa entre as teclas. Caso ele esteja bem sujo será necessária uma limpeza mais rigorosa, principalmente se ele for da cor branca. (É necessário retirar todas as telas e limpa-las uma-a-uma).

 

Agora vamos limpar o mouse, abra o seu compartimento inferior rodando a sua tampa no sentido anti-horário e em seguida, remova a bolinha do mouse. Essa bola deve ser limpa com o auxílio de um pano embebido em detergente do tipo "multiuso". Já no interior do mouse você deve limpar os roletes ou varinhas existentes. Você verá uma quantidade enorme de sujeira grudada nesses roletes. Use uma chave de fendas pequena ou mesmo um estilete para remover totalmente esta sujeira. Sem duvida cairá sujeira dentro do mouse, por isso antes de colocar a bola de volta e tampar o compartimento, você deverá sacudi-lo para que toda a sujeira que caiu dentro do mouse saia.

 

O gabinete do seu computador poderá ser limpo com um pano embebido de poliflor que sua embalagem seja na cor (cinza, modelo Multisuperficie) ou então com pasta de limpeza a seco. Você pode encontrar essas pastas em supermercados.

 

Agora vem a parte que chamo de mais trabalhosa: limpar o interior da maquina. Antes de abrir o computador, remova o cabo de força da tomada, “não se esqueça disso”. O grosso da poeira existente você pode limpar usando um pincel médio (25 mm) ou uma escova de dente. Se o interior do micro estiver muito sujo, remova todas as placas e cabos para poder fazer a limpeza com mais eficiência. Não se esqueça de observar bem a posição dos cabos para que posteriormente você consiga montar o computador.

 

Os contatos de borda, ou os (dentinhos dourados) das placas e módulos de memória você deve limpar com uma borracha de preferência aquela de duas cores, "apagando" a sujeira com o lado azul da borracha. Isso deve ser feito distante do computador, para que os resíduos da não caiam dentro do gabinete.

 

Os conectores da placa-mãe e seus slots, incluindo o soquete do processador, você irá limpar usando uma escova de dente embebida com álcool isopropílico. Não use álcool comum, pois nem contem uma alta concentração de água que pode oxidar os componentes do micro. O ideal para este procedimento é que você retire a placa-mãe de dentro do micro. Se a placa-mãe estiver realmente imunda, você pode inclusive dar um banho nela usando álcool isopropílico.

Ao fim, limpe as ventoinhas existentes, o processador, a placa de vídeo e fonte de alimentação, placa de fax modem e demais com um pincel ou escova de dente. Se as ventoinhas estiverem cheias de poeira, você terá de desmontá-las para limpá-las de modo preciso.


Língua de fora

 

 

 

©2009 Caio Fabio. Todos os direitos reservados.